29.09.2022

EUA

Inundações "catastróficas" e dois milhões sem luz: os estragos do Ian na Florida

Inundações "catastróficas" e dois milhões sem luz: os estragos do Ian na Florida

O furacão Ian, uma das tempestades mais poderosas já registadas nos Estados Unidos, causou inundações "catastróficas" na Florida, na quarta-feira, e cortou a energia a mais de dois milhões de pessoas, indicou o portal PowerOutage, que recolhe informação sobre apagões nos Estados Unidos.

"O centro do furacão Ian atingiu a costa perto de Key Coast, Florida, como um furacão de categoria quatro", o segundo nível mais elevado, com ventos acima de 180 quilómetros por hora, disse na quarta-feira o Centro Nacional de Furacões norte-americano. Numa publicação no Twitter, o centro alertou que "vagas catastróficas de tempestades, ventos e inundações" iam continuar à medida que a tempestade avança para o interior do estado.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam ordens para abandonar as suas casas em 18 condados, no sudoeste da Florida, antes da chegada de Ian, que o centro descreveu como "extremamente perigoso".

Quase 21 milhões de pessoas vivem em zonas que podem ser afetadas por apagões e inundações nas próximas horas, provocados por um furação que pode causar mais de 67 mil milhões de dólares (68,8 mil milhões de euros) em danos materiais, segundo a agência Bloomberg.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG