O Jogo ao Vivo

14.07.2019

Em Atualização

Marcelo ao lado de Macron no desfile da tomada da Bastilha em Paris

Marcelo ao lado de Macron no desfile da tomada da Bastilha em Paris

Marcelo Rebelo de Sousa assiste, este domingo, ao tradicional desfile militar do 14 de julho, em Paris, a convite do homólogo francês, no qual participam militares portugueses.

O tradicional desfile das Forças Armadas francesas no 14 de julho, ou dia da Bastilha, conta também com a participação de um contingente militar português que desfilará na Avenida dos Campos Elísios.

Marcelo Rebelo de Sousa está na maior festa nacional francesa, em Paris, a convite de Emannuel Macron, numa parada que decorre este ano sob o mote "Agir em conjunto" homenageando as forças dos países que fazem parte da Iniciativa Europeia de Intervenção.

Esta força é coordenada pela França e que reúne 10 países europeus, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, Holanda, Portugal e Reino Unido, que terão as respetivas forças armadas representadas.

A Força Área portuguesa envia um avião C295 tripulado por quatro militares nacionais, dois oficiais e dois sargentos. Esta aeronave tem tido intervenções nas missões da agência Frontex e tem estado deslocada em Itália e Espanha, cumprindo missões ao abrigo da cooperação entre os países da União Europeia.

A comitiva do Exército português é composta por sete paraquedistas do Regimento nº10 de Aveiro que fizeram parte da 4ª Força Nacional Destacada na República Centro Africana e regressaram em março deste ano da sua missão.

A Marinha marca presença com cerca de 15 militares, entre oficiais, sargentos e praças, tendo todos participado em missões de cooperação próxima com a França. Uma delas foi a Corymbe, no Golfo da Guiné, um exercício conjunto coordenado por França e por Espanha e a outra foi a escolta do mais novo porta-aviões da Armada francesa, o Charles de Gaulle, pela fragata Corte-Real.