06.12.2019

COP25

Marcha do clima junta meio milhão de pessoas nas ruas de Madrid

Marcha do clima junta meio milhão de pessoas nas ruas de Madrid

Meio milhão de pessoas participa esta sexta-feira na Marcha pelo Clima que está a decorrer em Madrid, segundo um dos organizadores, o movimento "Fridays For Future". Greta Thunberg foi aconselhada a abandonar o protesto pela polícia.

A marcha começou às 18 horas locais (17 horas em Lisboa) perto da Gare de Atocha, percorrendo as principais avenidas do centro da capital espanhola, e termina na zona dos Novos Ministérios, onde são esperados os discursos de encerramento, incluindo o da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

Segundo fontes do movimento "Fridays For Future", a adolescente irá regressar à manifestação no final do protesto, que encabeçou no início, mas que teve de abandonar, por recomendação da polícia, devido à multidão que a impedia de continuar a andar. A ativista despediu-se dos manifestantes em inglês antes de entrar numa viatura elétrica.

A manifestação assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que faz parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina na capital espanhola em 13 de dezembro.

"Fridays For Future" é um movimento impulsionado por Greta Thunberg, que iniciou em 2018 uma greve às aulas todas as sextas-feiras em protesto contra a falta de medidas para travar o aquecimento do planeta.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG