O Jogo ao Vivo

30.09.2022

Família Real

Revelada efígie de Carlos III que estará nas futuras moedas do Reino Unido

Revelada efígie de Carlos III que estará nas futuras moedas do Reino Unido

O retrato do rei Carlos III na efígie das futuras moedas foi revelado, esta sexta-feira, pela casa da moeda britânica, a Royal Mint.

O retrato vai aparecer em duas moedas de uma série especial que irá lembrar a vida da rainha Isabel II: uma de cinco libras e outra 50 centavos. Entrarão em circulação nos próximos meses, segundo a Royal Mint.

O retrato oficial que irá adornar as futuras moedas com a efígie de Carlos III, obra do escultor Martin Jennings, foi feito a partir de uma fotografia e aprovado pelo monarca.

"Segundo a tradição, o rosto do rei é voltado para a esquerda, na direção contrária à da rainha Isabel II" na efígie das moedas que circulam atualmente, explicou a Royal Mint. As peças com a efígie do rei terão uma inscrição em latim que, traduzida, seria: "Rei Carlos III, pela Graça de Deus, Defensor da Fé".

A outra cara da moeda comemorativa de cinco libras terá dois novos retratos da rainha Isabel II, desenhados pelo artista John Bergdahl em colaboração com a Royal Mint. "Todas as moedas britânicas com a efígie de Isabel II continuarão a ser legais e em circulação. Historicamente, é comum que haja moedas com a imagem de diferentes monarcas em circulação ao mesmo tempo", indicou a Royal Mint, que "cunha os retratos da família real nas moedas há mais de 1100 anos".

O órgão especificou que existem atualmente 27 mil milhões de moedas no Reino Unido com a efígie de Isabel II e que as mesmas serão substituídas progressivamente à medida que se forem deteriorando.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG