EUA

Garrafa com mensagem atirada ao mar no Japão foi encontrada no Havai 37 anos depois

Garrafa com mensagem atirada ao mar no Japão foi encontrada no Havai 37 anos depois

Uma garrafa com uma mensagem lançada há 37 anos por estudantes japoneses foi agora encontrada a cerca de seis mil quilómetros, no Havai.

Membros de um clube de ciências naturais na Choshi High School em Chiba, a leste de Tóquio, lançaram 750 garrafas ao mar entre 1984 e 1985 para investigar as correntes oceânicas.

As garrafas - que continham mensagens em inglês, japonês e português a pedir ao localizador para entrar em contacto com o remetente - foram parar em lugares tão distantes como as Filipinas, o Canadá e o Alasca. No entanto, nenhuma garrafa foi encontrada desde que a 50.ª foi descoberta em 2002 em Kagoshima, no sudoeste do Japão.

Agora, a 51.ª garrafa foi encontrada em junho por uma menina de nove anos numa praia do Havai.

"Fiquei realmente surpreendido", disse Jun Hayashi, vice-diretor da Choshi High School, em declarações à AFP. "A 50ª garrafa foi encontrada há 19 anos. Não pensei que mais nenhuma fosse encontrada - pensei que todas já se teriam afundado. É realmente emocionante que a 51.ª tenha sido encontrada".

O clube que lançou as garrafas foi encerrado em 2007. Porém, dois representantes estudantis planeiam enviar uma carta e uma bandeira em miniatura à menina que encontrou a garrafa.

Mayumi Kondo, membro do clube de ciências naturais em 1984, disse que a descoberta "ressuscitou memórias nostálgicas" dos seus tempos de escola. "Trinta e sete anos é muito tempo para os seres humanos mas, por outro lado, realmente mostra o quão grande e misteriosa a Terra e a natureza realmente são", rematou.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG