Covid-19

Governo irlandês em isolamento por suspeita de contágio do ministro da Saúde

Governo irlandês em isolamento por suspeita de contágio do ministro da Saúde

O Governo irlandês entrou esta terça-feira em isolamento e as sessões da câmara baixa do Parlamento foram adiadas depois de o ministro da Saúde, Stephen Donnelly, apresentar sintomas de covid-19.

O presidente da câmara baixa do Parlamento, Seán Ó Fearghaíl, explicou na assembleia que, depois de receber "informação muito séria sobre algo ocorrido hoje, todo o Governo deve auto isolar-se" e que, nesse sentido, os trabalhos ficam "adiados até à próxima terça-feira".

De acordo com o canal britânico Sky News, que cita a televisão pública da Irlanda (RTE), Donnelly começou a sentir-se doente ao início da tarde e contactou o seu médico no sentido de solicitar um teste ao novo coronavírus SAR-CoV-2.

O ministro da Saúde participou, durante a manhã, numa conferência de imprensa para informar sobre o plano de combate à covid-19 para os próximos seis meses, na qual estiveram presentes o primeiro-ministro, Micheál Martin, e o primeiro-ministro adjunto, Leo Varadkar.

O isolamento do Governo irlandês acontece no dia em que o país registou três mortes e 357 novos casos de infeção por covid-19, 218 dos quais em Dublin, o número mais elevado dos últimos quatro meses. A Irlanda regista 1784 mortes e 31192 casos de covid-19 desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1875 pessoas dos 65021 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG