África do Sul

Graça Machel agradece e diz que Mandela está bem embora com dores

Graça Machel agradece e diz que Mandela está bem embora com dores

A mulher do antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela disse, esta quinta-feira, que Madiba está bem, embora "às vezes sinta dores", e agradeceu o apoio e as mensagens recebidas de todo mundo a propósito do estado crítico do marido..

"Madiba às vezes sente-se desconfortável, sente-se com dor, mas está bem", disse Graça Machel no Centro de Memória de Nelson Mandela, durante a apresentação dos jogos de futebol e de râguebi que farão parte de um tributo a Nelson Mandela, no dia 17 de julho, um dia antes de completar 95 anos.

"Obrigado, obrigado, obrigado", agradeceu Graça Machel na apresentação da mais recente série de eventos em memória de Mandela, numa altura em que o seu marido está internado em estado crítico no hospital de Pretória.

A também viúva do antigo Presidente moçambicano Samora Machel destacou "o amor eterno de Madiba pelas crianças" e sugeriu aos sul-africanos que, além de honrar Mandela com presentes deixados à frente do hospital ou na sua casa, devem fazer doações a projetos de caridade patrocinados pelo prémio Nobel sul-africano.

"As demonstrações de amor, de caridade, de apoio e de esperança são tomadas nos nossos corações todos os dias", acrescentou.

Nelson Mandela foi internado a 8 de junho num hospital de Pretória depois de ter contraído uma infeção pulmonar, tendo o seu estado de saúde piorado no dia 23 de junho.

O primeiro presidente negro de África do Sul e Nobel da Paz em 1993 passou mais de 27 anos na prisão por lutar contra o "apartheid", onde contraiu problemas pulmonares.

Na apresentação dos eventos programados para o aniversário de Mandela, que em 2009 foi declarado como Dia Internacional de Mandela, Graça Machel adiantou que o exemplo de Madiba deve servir como um farol para a união do país.