Líbia

Grupo de Contacto para a Líbia reúne a 5 de Maio em Roma

Grupo de Contacto para a Líbia reúne a 5 de Maio em Roma

A próxima reunião do Grupo de Contacto para a Líbia será realizada a 5 de Maio, em Roma, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano.

A Itália, antigo colonizador da Líbia e ex-parceiro privilegiado do regime de Tripoli, anunciou no domingo a intenção de participar "em acções específicas" contra "alvos militares seleccionados em território líbio".

"A Itália decidiu aumentar a flexibilidade operativa dos seus aviões com acções específicas contra objectivos militares em território líbio e contribuir para proteger a população civil líbia", informou então o Governo de Roma.

A última reunião do grupo foi realizada em Doha, no Qatar, um dos três países que reconheceram, até ao momento, o Conselho Nacional de Transição, representante da oposição ao regime do líder líbio Muammar Kadafi, como o interlocutor legítimo da Líbia. O Conselho foi igualmente reconhecido por França e Itália.

Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Franco Frattini, indicou que o encontro irá debater uma possível ajuda aos rebeldes líbios para a comercialização do petróleo no mercado internacional.

O eventual fornecimento de armas aos rebeldes deverá também figurar na agenda do encontro.

O Grupo, criado em Londres em finais de Março, integra países ocidentais como os Estados Unidos, o Reino Unido ou a França, países árabes como o Qatar, a Jordânia e Marrocos, e organizações internacionais, como é o caso da ONU, da Liga Árabe e da NATO.

Outros Artigos Recomendados