Irão

Há pelo menos 45 mortos no sismo de 7,8 no Irão

Há pelo menos 45 mortos no sismo de 7,8 no Irão

Um sismo de magnitude superior a 7 graus na escala aberta de Richter foi registado, esta terça-feira, no Irão, junto à fronteira com o Paquistão. Autoridades receiam haver centenas de mortos - para já estão confirmados 40 no Irão e 5 no Paquistão. "Foi o maior sismo dos últimos 40 anos... Esperamos centenas de mortos", disse fonte oficial, citada pela Reuters.

O forte sismo que abalou o sudeste do Irão, e que foi sentido em vários países vizinhos, fez pelo menos 40 mortos no Irão, segundo a televisão persa PressTV, e 5 no Paquistão, segundo fonte hospitalar.

Segundo o centro de sismologia iraniano, o sismo registou 7,5 de magnitude enquanto o centro de observação geofísica dos Estados Unidos indicou que a magnitude do sismo atingiu os 7,8.

O epicentro localizou-se 80 quilómetros a norte das cidades de Saravan, com uma população de 250 mil habitantes, e de Khash, de 180 mil habitantes, perto da fronteira entre o Irão e o Paquistão, a 18 quilómetros de profundidade.

O sismo, que ocorreu às 15.44 horas locais (11.44 horas em Portugal continental), foi sentido em Nova Deli, na Índia.

A agência oficial iraniana Fars noticiou que o diretor do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, autorizou o envio de 20 equipas de resgate para a zona afetada.

O terramoto foi sentido em vários países vizinhos, nomeadamente no Paquistão, Afeganistão, Índia, Omã e Dubai.

PUB

Há uma semana, um forte sismo no sudoeste do Irão fez 40 mortos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG