Reino Unido

Herói de guerra com 99 anos angariou milhões para os hospitais

Herói de guerra com 99 anos angariou milhões para os hospitais

Tom Moore, um veterano da II Guerra Mundial, de 99 anos, conseguiu angariar quase seis milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde britânico, através de um desafio: propôs-se dar 100 voltas ao jardim.

Vai fazer 100 anos no final do mês e começou na quinta-feira o desafio de dar 100 voltas ao jardim, 10 voltas por dia, para angariar dinheiro para ajudar os hospitais e os profissionais de saúde britânicos.

O objetivo inicial era de conseguir juntar pouco mais de mil euros, mas o capitão, que serviu na Índia e em Myanmar tornou-se uma fonte de inspiração, elogiada por diversas figuras públicas.

Esta quarta-feira, o fundo criado chegou às cinco milhões de libras (quase seis milhões de euros).

O desafio ainda está em curso e o antigo capitão prevê terminar as 100 voltas esta quinta-feira.

"Nunca imaginei algo assim, mas estou muito satisfeito e espero que isto continue porque os serviços que recebi de todos esses médicos e enfermeiras foram absolutamente extraordinários", disse à BBC.

Tom Moore, que vive em Bedfordshire (a uma hora de Londres), foi engenheiro antes de se alistar para combater na II Guerra Mundial, superou um cancro e foi operado à anca.

"Deixou toda a nação orgulhosa", escreveu a página "Just Giving", no Twitter, onde admitiu que tiveram de criar soluções para dar resposta a todos os interessados em apoiar a causa.

Outras Notícias