Mundo

Histórica escalada de 19 dias para os 900 metros do "El Capitan"

Histórica escalada de 19 dias para os 900 metros do "El Capitan"

Dois homens completaram a histórica escalada do "El Capitan", uma parede granítica que se ergue 900 metros para o céu no Parque Natural de Yosemite, nos EUA. Foram 19 dias a trepar, só à força de mãos e pés, sem material de escalada.

Tommy Caldwell, 36 anos, e Kevin Jorgeson, 30, são os primeiros na história a escalar a parede granítica conhecida como "Dawn Wall", no Parque Natural de Yosemite, sem instrumentos de escalada, usando usando apenas as mãos para se agarrar.

Iniciada a 27 de dezembro, a escalada demorou 19 dias, mais um do que o previsto. Caldwell e Jorgeson escalaram a parede, dividida em 32 setores, com distâncias variáveis, apenas à custa da força de braços e pernas, presos a cordas de segurança para evitar uma queda que seria fatal.

PUB

Os homens chegaram ao topo do "El Capitan" às 15.30 horas locais (23.30 horas de Portugal), revelou Jess Clayton, porta-voz da empresa de roupa "Patagonia", que patrocinou a subida.

Caldwell e Jorgeson iniciaram a escalada dos últimos 11 setores na terça-feira, depois de terem passado grandes dificuldades nos anteriores.

Jorgesen foi forçado a parar dois dias, no setor 15, para recuperar os dedos das mãos, feridos nas pedras afiadas da parede rochosa.

O "El Capitan" já tinha sido escalado, em 1970, pelo aventureiro Warren Harding, mas com a ajuda de material de escalada.

O dono da "Patagonia", Yvon Chouinard, que fez parte da primeira equipa a tentar escalar o "El Capitan", em 1964, assinalou o feito de Caldwell e Jorgeson com uma pitada de humor "darwiniano". "Isto não deixa alternativa ao Papa Francisco senão considerar o chimpanzé como o nosso parente mais próximo".

Caldwell, considerado "um dos aventureiros do ano" pela revista National Geograpich, concebeu a escalada em 2007 e começou a planeá-la em 2009. Cinco anos depois, entra para a história como uma referência entre os amantes do alpinismo e da escalada, que seguiram atentamente esta aventura, durante os últimos 19 dias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG