Mundo

Holanda ordena morte de oito mil patos para evitar propagação de gripe das aves

Holanda ordena morte de oito mil patos para evitar propagação de gripe das aves

As autoridades holandesas ordenaram hoje a morte de oito mil patos numa quinta da localidade holandesa de Barneveld (centro do país) para evitar a propagação do terceiro surto de gripe das aves detetado no país na sexta-feira.

As aves não apresentavam sintomas de contágio, mas estiveram em contacto com um camião que tinha estado na quinta de Kamperveen, no noroeste Holanda, onde na sexta-feira surgiu o último surto de gripe das aves, segundo o Ministério dos Assuntos Económicos holandês.

A região de Barneveld é um ponto central da rede de distribuição de aves na Holanda, motivo pelo qual as autoridades preferiram tomar todas as previdências para evitar uma possível propagação, salientaram em comunicado.

Este último caso na Holanda corresponde ao vírus H5, mas há receios de que possa ter a ver com a variante N8, uma estirpe altamente patogénica e que foi já detetada nos dois surtos anteriores no país.

Como nos casos anteriores, delimitou-se a região de proveniência e vigilância num raio de 10 quilómetros em relação à quinta afetada, havendo mais 34 explorações avícolas onde estão a ser feitas análises.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG