Terrorismo

Atacante abatido em Londres estava a ser vigiado pela polícia

Atacante abatido em Londres estava a ser vigiado pela polícia

Um homem foi baleado e morto pela polícia em Streatham, no sul de Londres, após esfaquear várias pessoas na rua. O incidente está a ser tratado como um ato de terrorismo. As autoridades revelaram que o suspeito estava a ser "ativamente vigiado" pela polícia.

Na conta oficial do Twitter, as autoridades londrinas pediram às pessoas de Streatham para evitar a zona. As circunstâncias do incidente estão a ser investigadas pela Polícia Metropolitana de Londres, que já confirmou a morte do suspeito e a existência de pelo menos dois feridos, um em estado grave. A identidade dos envolvidos ainda não é conhecida.

O caso que aconteceu ao início da tarde deste domingo está a ser tratado como um ato terrorista de inspiração jiadista. Vários vídeos nas redes sociais mostram o aparato policial e pessoas caídas no chão. Algumas internautas relatam que a zona esteve a ser sobrevoada por helicópteros.

"Estava a atravessar a rua quando vi um homem com uma faca na mão e cartuchos de prata ao peito e a ser perseguido pelo que, suponho, um polícia infiltrado - já que vestiam à civil", referiu à Britain's Press Association, citada pela AP, Gulled Bulhan, de 19 anos, estudante em Streatham.

"O homem foi abatido. Acho que ouvi três tiros, mas não tenho bem a certeza", acrescentou Bulhan, que entretanto fugiu para dentro de uma biblioteca local para ficar a salvo. Já ao final da tarde, a polícia confirmou que o suspeito tinha um dispositivo à cintura, que se revelou, mais tarde, ser falso.

O Serviço de Emergência de Londres ("London Ambulance Service") confirmou estar em Streatham, a responder ao incidente com uma "série de recursos". "Estamos a trabalhar em permanência com outros serviços de emergência e a tratar um número de pessoas no local", refere em comunicado.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson já agradeceu o serviço prestado às vítimas pela rápida resposta e tratamento do incidente.

Uma investigação pelo Gabinete Independente de Conduta Policial ("Independent Office for Police Conduct") deverá ser aberta imediatamente, já que as autoridades usaram força letal para travar o suspeito -- um protocolo usado quando alguém é abatido pela polícia.

A zona de Streatham é descrita como muito concorrida ao domingo à tarde, sendo especialmente usada pelos londrinos para fazer compras.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG