Ucrânia

Homens armados controlam aeroporto de Simferopol na Crimeia

Homens armados controlam aeroporto de Simferopol na Crimeia

Cerca de 50 homens armados não identificados tomaram o controlo do aeroporto de Simferopol na Crimeia, um dia depois da ocupação do parlamento e sede do governo na república autónoma da Ucrânia.

Os homens armados chegaram ao aeroporto em camiões, transportando bandeiras da marinha russa, segundo informou a agência Interfax, citando testemunhas.

O aeroporto de Simferopol permanece aberto, enquanto homens armados e vestidos com uniformes militares patrulham a zona exterior, numa região assolada por tensões separatistas, constatou um jornalista da AFP.

Os civis, ativistas pró-russos, também estão presentes nas instalações do aeroporto, sem prejudicar o seu funcionamento, acrescentou a AFP.

Representantes do novo governo interino da Ucrânia deviam voar para a península russófona esta sexta-feira.

Na quinta-feira, o parlamento regional da Crimeia, que permaneceu sob o controlo de um comando armado pró-russo, votou a favor da realização de um referendo a 25 de maio para ampliar a autonomia da região em relação a Kiev, tendo também expulsado o Governo local.

O dia 25 de maio é aquele em que deverão realizar-se eleições presidenciais antecipadas na Ucrânia, depois da destituição, no sábado, do presidente Viktor Ianukovich.

A Crimeia tem já o estatuto de república autónoma dentro da Ucrânia, depois de ter pertencido à Rússia, no âmbito da União Soviética, e de ter sido anexada à Ucrânia em 1954.

A Crimeia é especialmente sensível, como sede da frota naval russa no Mar Negro e as tensões ali assumiram novas dimensões depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter ordenado na quarta-feira exercícios de prontidão militar no oeste da Rússia.

Outras Notícias