Ucrânia

Ianukovitch anuncia conferência de imprensa para sexta-feira na Rússia

Ianukovitch anuncia conferência de imprensa para sexta-feira na Rússia

O Presidente ucraniano deposto Viktor Ianukovich vai realizar uma conferência de imprensa na sexta-feira em Rostov-no-Don, cidade russa próxima da fronteira ucraniana, noticiaram hoje agências russas, citando o gabinete de Ianukovich.

A conferência de imprensa está agendada para as 17:00 locais (14:00 em Lisboa) na cidade do sul da Rússia, situada a cerca de 200 quilómetros de Donetsk, bastião de Ianukovich, que pediu hoje oficialmente a proteção da Rússia, depois de ter sido destituído do cargo pelo parlamento no sábado.

Entretanto, o parlamento da Crimeia, península do sul da Ucrânia, aprovou hoje a realização a 25 de maio de um referendo sobre maior autonomia, anunciou o serviço de imprensa do parlamento.

Sob o controlo de um comando armado pró-russo, o hemiciclo regional também expulsou o Governo local, após uma votação à porta fechada, segundo a mesma fonte.

O dia 25 de maio é aquele em que deverão realizar-se eleições presidenciais antecipadas na Ucrânia, depois da destituição, no sábado, do Presidente Viktor Ianukovitch.