O Jogo ao Vivo

Madrid

Iglesias abandona debate em direto após confronto com candidata do VOX

Iglesias abandona debate em direto após confronto com candidata do VOX

Um debate eleitoral realizado na rádio espanhola Cadena SER desmoronou, esta sexta-feira, com a saída do líder do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, depois de a candidata do VOX, Rocío Monasterio, admitir que teve dúvidas quanto às ameaças de morte recebidas pela família de Iglesias e de elementos do Governo.

A candidata do VOX afirmou que os espanhóis já não acreditavam em nada do que o Governo dizia e convidou o líder a sair do estúdio: "Se é tão corajoso, vá-se embora. Vá-se embora, é isso que muitos espanhóis querem". Enquanto a apresentadora e moderadora do debate, Àngels Barceló, e os demais políticos presentes protestavam e discutiam, Iglesias, sem conseguir tolerar mais as acusações, levantou-se e saiu.

A moderadora ainda tentou travar o líder do Unidas Podemos, mas o candidato acabou mesmo por deixar o estúdio, depois de pedir a Monasterio que se retratasse do que tinha dito.

"Não é aceitável que, quando o ministro do Interior foi ameaçado de morte, quando a diretora-geral da Guarda Civil foi ameaçada de morte, quando o meu pai, a minha mãe, a minha companheira e eu fomos ameaçados de morte com quatro balas, a candidata de ultradireita ponha em causa a veracidade dessas ameaças. Se não se retrata e vocês permitem que continue neste debate sem se retratar, nós vamos abandoná-lo", alertou Iglesias, antes de abandonar o estúdio. Em resposta à sua saída, Monasterio disse: "Estamos melhor agora".

Em causa estão cartas anónimas com ameaças, recebidas na quinta-feira no Ministério do Interior, que foram enviadas a Fernando Grande-Marlaska (PSOE), à diretora-geral da Guarda Civil, María Gamez, e a Pablo Iglesias.

O decorrer da discussão, com Iglesias já fora do estúdio, continuou a ser dominado pelas interrupções de Monasterio. Mais tarde, esta recebeu a reprovação dos restantes presentes, à qual a candidata do VOX respondeu fazendo com que Mónica García, do Más Madrid, "tivesse uma cara amarga". Face à situação, os candidatos do PSOE e do Más Madrid deixaram também o estúdio.

PUB

Quando questionado pela comunicação social sobre a sua participação em mais algum debate em que a líder do VOX esteja presente, Pablo Iglesias assegurou que "os debates com a extrema-direita acabaram".

A eleição, que será realizada a 4 de maio, serviu para agravar as já amargas tensões políticas da Espanha.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG