Meteorologia

Ilha da Madeira foi a fotografia do dia para a NASA

Ilha da Madeira foi a fotografia do dia para a NASA

A agência espacial norte-americana utilizou uma foto onde se vê a ilha da Madeira como "foto do dia" na passada quinta-feira. A imagem foi capturada a 16 de julho.

A ilha da Madeira foi capturada pelo satélite "Terra" e mostra um pouco da ilha rodeada por um vasto manto de nuvens brancas.

A NASA caracteriza a Madeira como a "ilha da eterna primavera", destacando o clima ameno e os ventos do nordeste, que "garantem uma brisa quase constante e uma cobertura frequente de nuvens".

"Os altos e baixos picos das montanhas da Madeira são na verdade a crista de um enorme vulcão submerso que se foi formando ao longo dos anos, começando na época do Miocénico e continuando até cerca de 700 mil anos atrás", pode ler-se na publicação da agência espacial.

O manto de nuvens que rodeia a Madeira é explicado pela NASA, que refere que "o rasto das nuvens é a parte visível de um padrão de vento chamado «von Kármán vortices». Estes vórtices podem-se formar em quase qualquer lugar em que o fluxo (como uma massa de ar) seja perturbado por um objeto sólido. Nesse caso, os ventos soprados através do oceano são perturbados por uma pequena ilha".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG