O Jogo ao Vivo

Espanha

Independentistas dizem que Catalunha está "intervencionada, mas nunca vencida"

Independentistas dizem que Catalunha está "intervencionada, mas nunca vencida"

O partido independentista catalão Candidatura de Unidade Popular (CUP) declarou hoje que a Catalunha está a ser alvo de uma intervenção, mas não está vencida, rejeitando recuar na luta pela independência da região.

"Intervencionados, mas nunca vencidos! Unidade popular para a República agora. Nem um passo atrás. Sem medo", expressou a CUP (esquerda radical), através da sua conta na rede Twitter.

Esta foi a primeira reação da CUP após o anúncio, pelo presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, sobre a decisão de assumir a gestão corrente do executivo regional da Catalunha, o que inclui a competência de dissolver o parlamento regional e convocar eleições no prazo de seis meses.

PSOE acusa independentistas de quererem 'Brexit' que destrói "40 anos de autogoverno"

O secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, afirmou que o projeto de "secessionismo é o 'Brexit' da Catalunha" e acusou os independentistas de querem "destruir 40 anos de autogoverno".

Para o secretário-geral do PSOE, o partido decidiu apoiar o governo para não manter esta tensão política que "prolonga a agonia da Catalunha", que está a causar, entre outras coisas, uma fratura na convivência nacional e a colocar "empregos em risco".