O Jogo ao Vivo

Ambiente

27 baleias dão à costa numa praia do México

27 baleias dão à costa numa praia do México

Um grupo de 27 baleias ficou encalhado numa praia em Baja California. Apesar da tentativa de socorro dos pescadores e das autoridades marítimas apenas três foram salvas.

Durante mais de 15 horas, vários pescadores, autoridades e populares tentaram devolver ao oceano um grupo de baleias que ficou encalhado na região norte do México.

Apesar dos esforços, apenas três foram salvas, 24 acabaram por morrer na praia. Todos os animais pertenciam à espécie baleia-piloto e deram à costa este sábado.

No vídeo publicado online assiste-se à tentativa de resgate dos cetáceos. A maré baixa dificultou ainda mais a operação de salvamento.

De acordo com as autoridades, o caso deverá ser explicado pela desorientação dos animais, que apesar dos esforços, teimavam em rumar até à costa.

A polícia marítima explicou que não foram encontrados nas baleias "sinais de lesões provocadas por redes ou artigos de pesca" que pudessem explicar o facto de as baleias terem encalhado em tão grande grupo na praia.

As autoridades acrescentaram ainda que este tipo de situações acontece quando um grupo de baleias perde o seu rumo no mar ao procurar alimento, por mudanças no campo magnético que as envolve ou por infeções neurológicas que resultam da atividade dos parasitas.

ver mais vídeos