eleições presidenciais

Atual primeiro-ministro é o favorito nas eleições presidenciais da Roménia

Atual primeiro-ministro é o favorito nas eleições presidenciais da Roménia

O primeiro-ministro da Roménia e líder do Partido Social-Democrata (PSD), Victor Ponta, aspira a ser hoje eleito, aos 42 anos, como o mais jovem Presidente da história do país balcânico.

Liderando as sondagens com cerca de 40 por cento das intenções de voto, Ponta optou durante a campanha por um discurso menos agressivo em relação aos seus adversários do que o utilizado contra ele pelo Presidente cessante, Traian Basescu, que o acusou de ter sido um agente dos serviços secretos quando trabalhou como procurador.

Victor Ponta recorreu, nesta campanha, a uma mensagem mais nacionalista, de acordo com o seu lema "Orgulhosos de Ser Romenos", e marcou presença em cerimónias e ator da Igreja Ortodoxa, consciente de que essa imagem poderia valer-lhe votos em alguns setores da população.

O atual primeiro-ministro teve de enfrentar vários escândalos de corrupção no seu partido durante a campanha, aos quais reagiu expulsando inclusivamente colaboradores próximos, como o seu próprio diretor de campanha, acusado de tráfico de influências.

Politicamente formado nas juventudes social-democratas, Ponta entrou na alta política em 2001, como secretário de Estado, no Governo de Adrian Nastase, posteriormente condenado por corrupção.

Entre 2008 e 2009, ocupou as funções de relações com o parlamento.

Desde que foi eleito presidente do PSD, em 2010, dominou o partido com mão de ferro e evitou que, das suas fileiras, surgisse outro candidato à Presidência da República.

A legislação romena permite que Ponta se candidate ao cargo de chefe de Estado sem que precise de se demitir do lugar de primeiro-ministro, pelo que, se perder as eleições presidenciais, poderá continuar a liderar o executivo.

Em 2012, foi nomeado primeiro-ministro por Basescu, após a queda do Governo conservador em consequência de uma moção de censura.

Imediatamente a seguir, iniciou uma dura luta com Basescu, ao ponto de ter promovido um referendo - fracassado - para tentar destituir o Presidente.

Em dezembro de 2012, chegou à liderança do Governo através de eleições gerais, que ganhou encabeçando uma aliança entre liberais e social-democratas.

No princípio deste ano, a coligação com os liberais desfez-se quando Ponta se recusou a nomear como vice-primeiro-ministro Klaus Iohannis, o seu principal adversário nas presidenciais de hoje sobre o qual, segundo as sondagens, leva uma vantagem de dez pontos percentuais.

Natural de Bucareste e doutorado em Direito, Victor Ponta foi, até 2001, procurador anticorrupção no Supremo Tribunal da Roménia.

Casado e com dois filhos, fala, além de romeno, inglês, francês e italiano.

ver mais vídeos