EUA

Bar "gay" declarado monumento histórico

Bar "gay" declarado monumento histórico

O bar Stonewall Inn, no icónico bairro Village de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde começou o movimento internacional de libertação homossexual, foi declarado monumento histórico. Veja as imagens.

O Comité de Preservação de Sítios Históricos votou a favor do legendário local na rua Christopher pelo seu papel na defesa dos direitos da comunidade homossexual.

A decisão vai evitar que seja remodelado ou demolido.

O Stonewall Inn converteu-se assim no primeiro lugar designado monumento histórico pela sua importância para a comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transsexual (LGTB) e para a história da cidade.

"A grandeza de Nova Iorque reside na sua diversidade e inclusão. Os eventos em Stonewall foram o ponto de detonação do movimento para os direitos da comunidade homossexual e na história da nossa Nação", disse o diretor do Comité, Meenakshi Srinivasan.

Segundo o diretor do Comité, o edifício é um símbolo do momento em que a comunidade LGTB de Nova Iorque decidiu que não ia continuar a viver escondida e reivindicou a igualdade de direitos de todos os nova-iorquinos.

Nos finais da década de 1960, muito poucos estabelecimentos permitiam a entrada de homossexuais e as leis repressivas tornavam impossível que um bar gay conseguisse licença para vender álcool.

As rusgas da polícia a clubes frequentados por esta comunidade eram rotineiras.

Na noite de 28 de junho de 1969 no Stonewall, onde se reunia discretamente parte da comunidade homossexual, ocorreram violentos confrontos com a polícia, depois de as forças de segurança querem registar todos os travestis presentes.

A rusga da polícia ao espaço foi divulgada e em pouco tempo centenas de pessoas foram para o local gritar "gay power" e insultar os agentes. Os distúrbios duraram seis dias.

Na sequência dos confrontos, foram criadas varias organizações de defesa dos direitos dos homossexuais.

No primeiro aniversário dos confrontos, celebrou-se o Dia de Libertação da rua Christopher, que teve como ponto alto uma marcha desde o bairro Village até ao Central Park.

O edifício de Stonewall foi construído em 1840 como estábulo, em 1934 foi um restaurante e em 1967 reabriu como clube gay.