Mundo

Baumgartner saltou ainda mais rápido do que foi calculado inicialmente

Baumgartner saltou ainda mais rápido do que foi calculado inicialmente

Felix Baumgartner, o austríaco que em outubro passado fez um salto estratosférico a que chamou "Space Jump", voou ainda mais rápido do que o calculado na ocasião. A Red Bull Stratos, organizadora do feito, veio agora revelar que Baumgartner caiu a uma velocidade de 1357,6 km/hora.

Inicialmente, a organização calculou que o austríaco teria viajado a 1343,8 km/hora (1,24 vezes a barreira do som). De igual forma, a Red Bull reviu ainda em baixa a altitude da cápsula de onde o desportista saltou. Inicialmente, pensou-se que o balão estava a 39045 metros de altitude, mas agora foi confirmado que o salto foi efetuado a 38969,4 metros.

Recorde-se que o salto estratosférico foi realizado sobre o deserto do Novo México, nos EUA, a 14 de outubro e Baumgartner conseguiu, assim, entrar para o livro dos recordes do Guiness. O paraquedista profissional realizou, assim, um sonho de toda a vida: saltar de uma cápsula que tivesse subido 39 quilómetros acima da Terra, atada a um balão de hidrogénio.

Baumgartner tornou-se, assim, o primeiro ser humano a romper a barreira do som em queda livre e estabeleceu vários recordes adicionais no processo.

ver mais vídeos