Redes sociais

Bebés à venda no Instagram: Quatro pessoas detidas na Indonésia

Bebés à venda no Instagram: Quatro pessoas detidas na Indonésia

A polícia da Indonésia acredita ter desmontado uma rede criminosa responsável por comprar e vender bebés através do Instagram.

Entre os detidos está um homem de 29 anos, que era o responsável pela página visada pelas autoridades. Foi, ainda, detida uma mulher de 22 anos que ajudaria o outro detido a gerir as polémicas páginas de Instagram.

Duas pessoas de Bali, que estariam a preparar-se para comprar um bebé, também foram detidas, disse, Frans Barung Mangera, porta-voz da polícia de Java, ao jornal "The Guardian".

Durante a investigação, a polícia conseguiu impedir a transação de um bebé. Uma mulher de 22 anos ia vender o filho por cerca de 900 euros. Uma declaração de adoção, dinheiro e os telefones dos envolvidos, com mensagens sobre a venda dos menores, também foram apreendidos pelas autoridades.

A página de Instagram, que entretanto foi fechada, apresentava fotos de mulheres mascaradas, mães solteiras que colocariam as crianças à venda por dificuldades económicas. Com mais de 700 seguidores, a conta estaria ativa há cerca de um ano.

A polícia acredita que pelo menos três bebés terão sido vendidos através da página.