Noruega

Breivik conhece veredito em julho ou agosto

Breivik conhece veredito em julho ou agosto

A justiça norueguesa deve divulgar o veredito do julgamento do autor confesso dos ataques de julho de 2011 na Noruega, Anders Behring Breivik, a 20 de julho ou a 24 de agosto, anunciou o tribunal de Oslo.

"Ainda não sabemos a data em que será divulgado o veredito, mas não será expetável antes do dia 20 de julho. Outra data possível para o veredicto é o dia 24 de agosto", indicou o tribunal de Oslo.

Sem excluir a hipótese de outra data, um porta-voz do tribunal, Markus Iestra, disse à agência noticiosa francesa AFP que a instância judicial está a trabalhar ativamente para que o veredito seja anunciado a 20 de julho ou a 24 de agosto.

Breivik, opositor da multiculturalidade e da "invasão muçulmana" na Europa, foi o autor do atentado à bomba contra a sede do Governo norueguês e de um tiroteio na ilha de Utoya, perto de Oslo, a 22 de julho do ano passado.

Os dois ataques causaram 77 mortos, na maioria jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya.

Em março deste ano, o Ministério Público norueguês acusou formalmente Breivik de "ato de terrorismo" e de "homicídios voluntários".

Se for considerado culpado, o extremista de direita incorre numa pena de 21 anos de prisão ou de retenção de segurança - uma pena renovável enquanto o preso for considerado perigoso. Caso seja considerado inimputável, pode ser condenado a internamento psiquiátrico, potencialmente para toda a vida.

Se o veredito for anunciado a 20 de julho será dois dias antes de se assinalar um ano dos ataques.

Ainda em declarações à AFP, o porta-voz do tribunal esclareceu que o possível adiamento do veredito para agosto poderá estar relacionado com questões logísticas, sem dar mais pormenores.

O julgamento de Breivik começou em Oslo a 16 de abril e deverá durar até ao próximo dia 22 de junho.