Mundo

Carrasco do Estado Islâmico será português

Carrasco do Estado Islâmico será português

O carrasco de um dos últimos vídeos do Estado Islâmico, onde várias pessoas são mortas a tiro, será Steve Duarte, um cidadão luso-luxemburguês, avança esta quinta-feira o Expresso.

Segundo "autoridades portuguesas" contactadas pelo semanário, existem fortes suspeitas sobre o homem que fala em francês e mata uma pessoa a tiro, num vídeo onde se deixa uma ameaça a Península Ibérica.

"Juro que pagareis um preço muito alto e que o vosso final será muito doloroso. Se Deus quiser, recuperaremos Al Andalus", diz o carrasco no vídeo. "Al Andalus tem paciência. Não eras espanhola nem portuguesa, mas sim muçulmana", ouve-se no vídeo, filmado nos escombros de um edifício em Ninev, no norte do Iraque, aparentemente derrubado pelos ataques aéreos da coligação internacional.

Segundo o jornal "Público", Steve Duarte é apontado como um dos responsáveis máximos da máquina de propaganda do grupo terrorista. Recorde-se que o também português Nero Saraiva é apontado como uma figura importante dos serviços de média do grupo.

Steve é filho de pais portugueses, mas nasceu no Luxemburgo, e ainda tem família em Portugal na Figueira da Foz.