Diamantes

Desabamento numa mina em Angola faz nove mortos

Desabamento numa mina em Angola faz nove mortos

Pelo menos nove pessoas morreram, na madrugada de sexta-feira, em consequência de um desabamento de terras numa mina de diamantes no município de Cambulo, em Angola.

De acordo com uma nota da polícia municipal, a que a Lusa teve acesso, os mineiros encontravam-se a "aproximadamente 15 metros" de profundidade a realizar a exploração de forma "ilícita".

"Após tomarem conhecimento do sucedido, as autoridades policiais [...], de imediato, acionaram várias maquinarias para o resgate dos corpos que se encontravam enterrados", lê-se no documento.

A Radio France Internationale (RFI) indicou este domingo, citando as autoridades angolanas, que o número de mortes já teria subido para 12.

Em declarações à RFI, o comandante da Polícia de Cambul, Moisés Cahanda, afirmou que a população local ficou "admirada" com o sucedido, uma vez que não é usual efetuarem-se explorações na zona.

Moisés Cahanda referiu também que, até ao momento, não foi possível apurar quantas pessoas estavam na mina quando ocorreu o desabamento. "Achámos por bem continuar com as buscas para não ficar nenhum corpo no subsolo", notou.