Mundo

Desconhecido elogia jovem mãe e vira fenómeno na Net

Desconhecido elogia jovem mãe e vira fenómeno na Net

Um homem decidiu oferecer uma nota de reconhecimento a uma jovem mãe que viu no comboio e originou, sem querer, uma "caça ao homem" solidária no Reino Unido.

Samantha Welch, de 23 anos, estava a sair de um comboio, depois de uma longa viagem, com o filho de três anos, quando recebeu de um estranho um manuscrito e uma nota de cinco libras (perto de sete euros). A mensagem, assinada com a indicação "homem na mesa do comboio, com óculos e chapéu", dizia a Samantha para beber um copo com o dinheiro, como agradecimento por ser boa mãe. "Beba um copo por minha conta. É um exemplo para a sua geração, bem educada e a ensinar ao seu filho boas maneiras", referia a mensagem.

E o que levou este estranho a agir desta forma? "Tenho uma filha da sua idade e alguém já fez o mesmo por ela quando ela precisou de ajuda. Espero que, quando ela tiver filhos, seja também uma boa mãe", explicava o autor da mensagem.

A surpresa de Samantha pelo gesto levou-a a procurar o estranho para lhe agradecer, originando uma "caça ao homem" solidária no Reino Unido, no passado fim-de-semana.

Esta quarta-feira, o benevolente estranho foi identificado como Ken Saunders, de 50 anos. Em entrevista a um programa de televisão britânico, Saunders acabou por admitir que os gestos maternais de Samantha no comboio o relembraram que, numa Passagem de Ano, a sua filha, na altura adolescente, foi ajudada por três estranhos quando tentava regressar a casa.

"Alegrou-me o dia ver uma jovem mãe a dar um grande exemplo ao seu filho. Achei muito ternurenta a maneira como ela o tratou durante a viagem. Pareceu-me uma boa mãe", disse.

Samantha já garantiu que o dinheiro oferecido por Ken foi colocado numa conta poupança para o filho e que irá retribuir a gentileza a outro estranho, como agradecimento. Este gesto é conhecido por muitos como o movimento "Pay it Forward" (ou Favores em Cadeia), em que se ajudam estranhos e apenas se pede em troca que o gesto seja propagado junto de outros desconhecidos.

ver mais vídeos