EUA

Dezasseis militares norte-americanos detidos por tráfico de pessoas e droga

Dezasseis militares norte-americanos detidos por tráfico de pessoas e droga

Dezasseis fuzileiros norte-americanos da base Pendleton, em San Diego, no sul da Califórnia, EUA, foram esta quinta-feira presos por suposta participação em várias atividades ilegais, incluindo tráfico de pessoas e de droga.

"Os 16 'marines' foram detidos por alegado envolvimento em várias atividades ilegais, desde tráfico de pessoas até crimes relacionados com drogas", afirma em comunicado a 1.ª Divisão da Marinha norte-americana num comunicado.

O documento adianta que as detenções resultaram de informações obtidas durante uma investigação anterior relacionada com tráfico de pessoas.

A mesma entidade acrescenta que outros oito elementos deste corpo militar foram interrogados por suposta participação em atividades criminais ligadas a drogas, que não estão relacionadas com as que motivaram as detenções desta quinta-feira.

Nenhum dos detidos ou interrogados hoje, cujas identidades não foram divulgadas, participaram no programa especial de segurança na fronteira com o México.

"A 1.ª Divisão da Marinha está comprometida com a justiça e o Estado de direito e continuaremos a cooperar totalmente com os Serviços de Investigação Criminal", refere ainda o comunicado.