EUA

Empresário paga 391 mil euros por sapatilhas velhas da Nike

Empresário paga 391 mil euros por sapatilhas velhas da Nike

Um empresário canadiano pagou cerca de 1,1 milhões de euros por uma histórica coleção de 100 sapatilhas raras. Por um só par de ténis velhos da Nike, pagou 391 mil euros.

Miles Nadal comprou, por um valor recorde de 437,500 dólares (391,554 euros), um par raro de sapatilhas da Nike desenhado pelo cofundador da marca, em 1972. Dos 100 pares de ténis leiloados pela Sothebysde, em Nova Iorque, Estados Unidos, esse foi o último a ser vendido. Segundo a BBC, o homem tinha já gasto cerca de 850 mil dólares (760 mil euros) nos outros 99 pares a leilão.

Era esperado que o par de Nike Waffle Racing Flat Moon chegasse aos 160 mil dólares (cerca de 143 mil euros), mas a expectativa foi ultrapassada depois de o colecionador canadiano Miles Nadal ter pago quase o triplo do valor. Os ténis em questão foram desenhados por Bill Bowerman, um treinador de atletismo que ajudou a fundar a Nike. Foram feitos apenas 12 pares, produzidos à mão, alguns dos quais foram distribuídos por atletas durante os treinos dos Jogos Olímpicos de 1972.

"É verdadeiramente um artefacto histórico para o desporto e a cultura pop", disse o novo dono da raridade, que pretende agora colocar todos os ténis que comprou em exposição. Para além dos Nike Waffle Racing Flat Moon, Miles Nadal levou ainda para casa dois pares de Nike Mags, modelo que se tornou famoso em 1989 com o filme "Regresso ao Futuro II".

Miles Nadal, que coleciona também carros e motas, tem mais de 142 viaturas.