Mundo

Esclarecida a morte das aves nos EUA

Esclarecida a morte das aves nos EUA

Especialistas revelam que não há nada de sobrenatural na causa da morte das cerca de cinco mil aves que caíram dos céus na noite de passagem de ano, no Arkansas, EUA.

Ornitólogos norte-americanos explicaram que a morte de milhares de aves na noite de ano novo resultou do choque com as casas, ao fugirem das árvores assustados, em voo baixo, devido ao fogo de artifício.

Os ornitólogos - citados pelo jornal El Mundo - garantiram que o ocorrido nada tem de paranormal. Bem pelo contrário, tem uma explicação bem plausível. Segundo explicaram, este tipo de acidentes mortais de debandadas de aves ocorrem por todo o mundo.

Na sua origem, estão fenómenos naturais, como os meteorológicos, ou causas da actividade humana, como parece ter sido o caso, que perturbam os animais e os conduzem a situações de perigo.

No que se refere ao Arkansas, as cerca de 3000 aves, na sua maioria turpiais e estorninhos, de pequeno porte, foram contra edifícios, carros e outras estruturas da cidade ao serem espantados pelos fogos de artifício de celebração do ano nova.

Os cientistas expllicaram que são aves que não voam à noite e dormem abrigadas, em grupo. Além do mais, as condições climatéricas naquela noite eram más, com fraca visibilidade e muito vento. Assim, assustados, os pássaros fugiram desnorteados e em voo baixo, o que os levou contra as edificações.

Habitantes da cidade de  Beebe, no Arkansas, testemunharam o sucedido. "Ouvimos petardos e um minuto depois ouvimos os pássaros a bater contras as janelas", recordou um dos populares ouvidos pela Audubon Society, a autoridade máxima ornitológica dos EUA.