Mundo

EUA fazem primeiro ataque ao Estado Islâmico perto de Bagdade

EUA fazem primeiro ataque ao Estado Islâmico perto de Bagdade

Os EUA atacaram pela primeira vez posições do Estado Islâmico perto de Bagdade, desde que há um mês lançaram uma campanha aérea contra estes militantes islamitas, revelou na segunda-feira um dirigente norte-americano.

A informação foi inicialmente avançada por fonte anónima e mais tarde confirmada pelo exército norte-americano.

"O ataque aéreo a sudoeste de Bagdade foi o primeiro a fazer parte dos nossos esforços adicionais, que vão além da proteção do nosso pessoal e das missões humanitárias. O objetivo é atingir alvos do Estado Islâmico, numa altura em que as forças iraquianas estão a atacar, tal como foi definido pelo Presidente durante o seu discurso na quarta-feira", informou o exército norte-americano em comunicado.

Os ataques destruíram seis veículos do Estado Islâmico perto de Sinjar e uma posição estratégica a sudoeste de Bagdad, que vinha a abrir fogo sobre as forças iraquianas. Estas investidas elevam o número de ataques aéreos no Iraque para 162.

Os Estados Unidos começaram no mês passado a lançar ataques aéreos contra as posições do Estado Islâmico no norte do Iraque, mas o anúncio de segunda-feira de que a campanha tinha atingido os 'jihadistas' perto da capital marca uma escalada no âmbito da missão, refere a AFP.

O ataque surge menos de uma semana depois do Presidente norte-americano, Barack Obama, ter ordenado uma guerra "implacável" contra o Estado Islâmico, num anúncio dirigido à nação.

Conteúdo Patrocinado