O Jogo ao Vivo

Mundo

Ex-ministro José Dirceu condenado por associação criminosa

Ex-ministro José Dirceu condenado por associação criminosa

A maioria dos juízes do Supremo Tribunal Federal brasileiro (STF) votou segunda-feira a favor da condenação do ex-ministro José Dirceu na acusação por formação de quadrilha (associação criminosa na legislação portuguesa).

Dirceu já havia sido considerado culpado pelo crime de corrupção ativa no início deste mês, quando o tribunal máximo do Brasil entendeu que o ex-ministro foi o responsável por chefiar o "mensalão", um esquema de compra de votos parlamentares descoberto em 2005, durante o primeiro mandato do Presidente Lula da Silva.

Também foram condenados segunda-feira pelo crime de formação de quadrilha o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, além de outros sete arguidos ligados ao núcleo financeiro e ao núcleo publicitário do esquema.

Duas pessoas foram absolvidas - Ayanna Tenório, então funcionária do Banco Rural, e Geiza Dias, que trabalhava para a empresa de publicidade de Marcos Valério, acusado de ser o executor dos pagamentos.

Com o fim da sessão de segunda-feira ficou concluída a avaliação de todos os itens da acusação, faltando apenas a definição da pena de cada um dos arguidos, o que começará a ser discutido na sessão de hoje, terça-feira.