Mundo

Ex-skinhead mudou de sexo e candidatou-se ao Parlamento

Ex-skinhead mudou de sexo e candidatou-se ao Parlamento

Antes era um cabeça rapada (skinhead), neonazi e incitador à morte de homossexuais e negros. Hoje é uma mulher transexual e ex-candidata socialista ao parlamento alemão, defensora das minorias.

Esta é a história de Monika Strub, uma enfermeira, de 35 anos, que decidiu deixar para trás não só o sexo com que nasceu, como as suas ligações ao NPD, o Partido Nacionalista, antes neonazi.

Actualmente, a trabalhar ainda como fotógrafa em Estugarda, Monika assumiu o seu passado após ter aceitado um lugar nas listas do Die Linke, um movimento político de Esquerda composto por socialistas saídos do PDS (trad.: Partido do Socialismo Democrático), fundado em 2007. A candidata pelo estado federal de Bade-Vurtemberga - que conseguiu 1,8% dos votos nas últimas eleições - foi pressionada pela revelação de fotos suas, de cabeça rapada, em encontros nacionalistas, onde apelava à morte de homossexuais.

Em declarações ao jornal "Orange News", Monika garante que do violento Horst Strub e das ligações ao NPD já nada existe, após ter realizado a mudança de sexo. "Não escondo o meu passado nem os factos de ter sido homem e pertencer à extrema-Direita. Mas, hoje, sou uma honesta socialista", assegura.

Segundo aquilo que descreve no site que tem o seu nome, a transexual explica que logo cedo foi confrontada com a exclusão. "Porque, embora fosse homem, sentia-me como mulher. Mas, mesmo não me sendo permitido, finalmente decidi, em 2007, passar a viver como uma mulher", lembra.

Apoiada pelo companheiro, mudou de sexo em 2009, tendo confessado numa recente entrevista ao jornal alemão "Bild": "Queria viver como uma mulher e amar um homem. Isso não poderia existir no NPD. Os esquerdistas são agora a minha vida". "Sim, este é o meu passado. Mas hoje sou uma pessoa diferente. Tenho deitado fora todas as fotos dessa altura e outras queimo-as", acrescentou.

Monika, que não conseguiu ser eleita, depara-se agora com as ameaças de morte de antigos companheiros do NPD. Porém, do seu passado recente enquanto Horst, envergando as botas de combate, consta um considerável registo criminal. Neste momento qual é o toque do seu telemóvel? A "Internacional".

ver mais vídeos