Incêndio

"Vocês vão morrer". Fogo posto em estúdio de animação no Japão faz 24 mortos e 35 feridos

"Vocês vão morrer". Fogo posto em estúdio de animação no Japão faz 24 mortos e 35 feridos

Pelo menos 24 pessoas morreram e 35 ficaram feridas, esta quinta-feira, num incêndio que se suspeita ter origem criminosa, num estúdio de animação na cidade japonesa de Quioto.

Segundo a agência de notícias AFP, o balanço de vítimas mortais subiu de 13 para pelo menos 24 mortos, na sequência da descoberta de mais pessoas sem vida no edifício, tendo em conta informações dos bombeiros no local. Outras 35 foram transportadas para o hospital, incluindo 10 em estado grave.

De acordo com o jornal "Japan Today", que avançou a notícia e cita fontes oficiais, o suspeito de ter incendiado o local também ficou ferido e foi transportado para o hospital, estando agora à responsabilidade das autoridades.

O fogo terá começado por volta das 10.30 horas locais (2.30 em Portugal continental) num edifício da Kyoto Animation, que produz séries de animação para televisão.

As chamas deflagraram no prédio de três andares depois de o homem ter espalhado um líquido não identificado que provocou o incêndio, confirmaram fontes da polícia e dos bombeiros de Quioto. Segundo as autoridades, estavam mais de 70 pessoas no edifício.

A Kyoto Animation, mais conhecida como KyoAni, foi fundada em 1981 como um estúdio de produção de animação e de banda desenhada, e é conhecida por histórias de grande sucesso, casos de "Lucky Star", "K-On!" E "Haruhi Suzumiya".

"Vocês vão morrer"

O suspeito da autoria do incêndio gritou "vocês vão morrer" antes de derramar um líquido inflamável. O homem, de 41 anos, pronunciava palavras que eram difíceis de interpretar quando foi detido, escreve a imprensa japonesa.