O Jogo ao Vivo

Vídeo

Forte sismo na Venezuela foi sentido na Colômbia e só danificou prédios

Forte sismo na Venezuela foi sentido na Colômbia e só danificou prédios

Um forte sismo de magnitude 7 abalou esta terça-feira a Venezuela, levando à evacuação de edifícios na capital, Caracas. Até ao momento, apenas foram registados danos em alguns edifícios.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) refere que o sismo teve magnitude de 7,3 graus enquanto a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas coloca a magnitude do abalo em 6,3.

Segundo o Ministro do Poder Popular para os Assuntos Internos, Justiça e Paz, Néstor Reverol, não houve registo de perdas humanas ou feridos. "Estamos a tomar medidas de prevenção e pedimos calma", disse.

No entanto, existem danos em alguns edifícios, que estão a ser ainda avaliados. Mais de 20 mil elementos da Proteção Civil e dos bombeiros estão no local.

Entretanto, foi ativado o Sistema Nacional de Risco e Resposta a Desastres.

O centro de alerta de tsunamis do Pacífico emitiu um aviso na sequência do sismo, que foi, entretanto, cancelado.

Segundo o USGS, o epicentro do sismo situou-se 20 quilómetros a nor-noroeste de Yaguaraparo, leste da Venezuela, a uma profundidade de 123,2 quilómetros e foi sentido também em Bogotá, capital da Colômbia.

A Fundação Venezuelana de Investigações Sísmicas referiu, contudo, que o sismo teve uma magnitude de 6,9, com epicentro no estado de Sucre, a cinco quilómetros de Yaguaraparo, confirmando não haver risco de tsunami.

ver mais vídeos