Mundo

Governo avalia possível intervenção militar na República Centro-Africana

Governo avalia possível intervenção militar na República Centro-Africana

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, revelou esta quarta-feira que o Governo está a avaliar uma eventual participação portuguesa na operação militar da União Europeia na República Centro-Africana.

"No que diz respeito à avaliação da participação eventual de Portugal com tropas para a República Centro Africana, ainda não está fechada essa avaliação. Está também a ser objeto de avaliação com o Estado-Maior General das Forças Armadas", afirmou.

O ministro da Defesa Nacional respondia a perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa no final de uma reunião com o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, no Forte de S. Julião da Barra.

Aguiar-Branco acrescentou que "há um processo de formação de vontade que não está terminado" e que a avaliação a decorrer incide sobre a "importância e os termos em que essa participação poderá ou não ocorrer", num processo que "culminará com a necessidade de haver um conselho superior de Defesa Nacional".

O Conselho de Segurança da ONU aprovou no fim de janeiro uma resolução que autoriza a intervenção de forças militares europeias na República Centro-Africana, país devastado por uma vaga de violência inter-religiosa há vários meses.