O Jogo ao Vivo

China

Homem cava durante 36 anos para fazer chegar água à sua aldeia

Homem cava durante 36 anos para fazer chegar água à sua aldeia

Um homem cavou nas montanhas de Gizhou, na China, um canal de água de 9.400 metros com o objetivo de melhorar as condições de vida de uma pequena aldeia. O seu trabalho prolongou-se durante 36 anos.

Huang Dafa, de 82 anos, iniciou o projeto de construir um canal na província de Gizhou para fazer com que os habitantes de Caowangba, uma pequena aldeia escondida nas montanhas da província, tivessem acesso à água.

A motivação do homem levou-o a passar os últimos 36 anos a trabalhar no canal, juntamente com os moradores de três aldeias das proximidades. No início, a maioria das pessoas achava que se tratava de um esforço inútil. No entanto, Huang Dafa, determinado a contribuir para o crescimento da sua aldeia, nunca mostrou intenções de desistir.

Antes da construção do canal, os habitantes sobreviviam apenas de alimentos como a batata e o milho devido à escassez de água, de difícil acesso até para beber. Graças à nova construção, as pessoas vão ter a possibilidade de inovar na agricultura e melhorar as suas condições de vida.

Mas o trabalho não só foi difícil, como também bastante perigoso. "Se eu não o fizesse, mais ninguém teria tido coragem", contou Huang Dafa, que conseguiu tornar o impossível possível.

O filho do responsável pela construção do canal de água, Huang Binchun, relembra o complicado processo: "As tarefas eram perigosas e difíceis. Em algumas noites, dormíamos em cavernas no penhasco. Toda a gente trabalhou em conjunto e conseguimos terminar o canal."

Ao longo de 36 anos, pai e filho convenceram mais de 200 pessoas a trabalhar no canal. A água foi chegando aos poucos à aldeia até hoje, em que finalmente estão reunidas condições para aumentar a qualidade de vida na região.

Conteúdo Patrocinado