Mundo

Hugo Chávez será embalsamado como Ho Chi Minh e Lenine

Hugo Chávez será embalsamado como Ho Chi Minh e Lenine

O corpo do falecido Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai ser "embalsamado", anunciou, esta quinta-feira, o Presidente interino do país, Nicolás Maduro.

"O Presidente Chávez vai ser embalsamado como Ho Chi Minh, como Lénine", afirmou Maduro, depois de ter indicado que o corpo estará exposto ao público, em câmara ardente, "pelo menos mais sete dias".

Milhares de pessoas aguardam várias horas junto da Academia Militar de Caracas para ver o corpo de Hugo Chávez e prestar a última homenagem ao Presidente venezuelano, que morreu na terça-feira aos 58 anos.

Segundo vários testemunhos, citados pelas agências internacionais, o corpo de Hugo Chávez está vestido com um uniforme militar verde-azeitona, uma gravata preta, uma boina militar vermelha e uma faixa vermelha com a inscrição em dourado "Milicia" (Bolivariana), um grupo de civis armados que criou.

O caixão, coberto com a bandeira da Venezuela, está aberto até à zona da cintura com um tampo de vidro, o que permite aos seguidores de Chávez observarem o rosto do líder, que descrevem como "sereno".

Ao lado do caixão está uma guarda de honra composta por elementos dos quatro ramos das Forças armadas venezuelanas (Exército, Marinha, Força Aérea e Guarda Nacional).

Junto do caixão está uma grande cruz dourada e uma espada de ouro, que simboliza a figura do general Simon Bolívar, considerado a maior figura da história política e militar da Venezuela.

Após passarem várias horas numa fila, as pessoas, muitas envergando uma camisa vermelha, símbolo do chavismo (movimento político associado a Hugo Chávez), param por breves segundos junto do caixão para observarem o rosto do líder venezuelano, que liderou o país durante 14 anos. É estritamente proibido tirar fotografias do corpo.

Hugo Chávez morreu na terça-feira aos 58 anos vítima de um cancro que lhe foi detetado em junho de 2011.