Espanha

José Guirao é o novo ministro da Cultura espanhol

José Guirao é o novo ministro da Cultura espanhol

José Guirao, ex-diretor do Museu Rainha Sofia, foi eleito esta quarta-feira como o novo ministro da Cultura de Espanha.

Passaram poucas horas desde o anúncio que Màxim Huerta se demitia, mas já há sucessor. José Guirao foi eleito como Ministro da Cultura e do Desporto espanhol, ao final do dia desta quarta-feira, segundo confirmaram à agência Efe fontes do governo espanhol.

José Guirao nasceu em Almería, em 1959, e é gestor cultural e especialista em arte. Já foi diretor do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia entre 1994 e 2001 e também da Casa Encendida (espaço social e cultural de referência em Madrid) de 2002 a 2014.

Em Almería, Guirao foi responsável pela área da Cultura entre 1983 e 1987. No ano seguinte, mudou-se para Sevilha, onde ocupou o cargo de diretor-geral de Bens Culturais na Junta de Andaluzia.

Além disso, o novo ministro da Cultura desenvolveu o Plano Geral de bens Culturais de Andaluzia, uma lei sobre o Património Histórico do mesmo local, o projeto do Centro Andaluz de Arte Contemporânea e criou o Instituto Andaluz do Património Histórico.

O gestor cultural e especialista em arte irá tomar posse no Palácio da Zarzuela na quinta-feira às 11 horas locais (10 horas em Portugal continental), segundo as mesmas fontes do Governo espanhol.

Licenciado em Filologia Hispânica, Guirao nasceu em 1959, tendo sido indigitado para o cargo de ministro uma semana depois de o novo governo espanhol, liderado pelo socialista Pedro Sánchez ter tomado posse.

Girao sucede a Màxim Huerta que disse esta quarta-feira "estar inocente", mas que decidiu demitir-se para não prejudicar o "projeto renovador" do presidente do Governo espanhol Pedro Sánchez.

O ex-ministro da Cultura foi confrontado esta quarta-feira com notícias de que entre 2006 e 2008 terá defraudado em 256.778 euros o fisco espanhol.

"Vou-me embora para não permitir que o avolumar do ruído prejudique o projeto de Sánchez, que criou tantas expectativas nas pessoas", salientou.

ver mais vídeos