Mundo

Jovem raptada e sequestrada durante 18 anos teve dois filhos do raptor

Jovem raptada e sequestrada durante 18 anos teve dois filhos do raptor

Uma jovem, raptada em 1991 quando tinha 11 anos perto do Lago Tahoe, na Califórnia e reaparecida quarta-feira, esteve sequestrada 18 anos com os dois filhos que teve do sequestrador, anunciou a polícia.

Jaycee Dugard, hoje com 29 anos, esteve sequestrada durante 18 anos numa zona secreta do jardim da casa do seu sequestrador, Phillip Garrido, um delinquente sexual detido na quarta-feira juntamente com a sua mulher Nancy pelo FBI, precisou Fred Kollar, vice-xerife do Condado de El Dorado.

Esta quarta-feira a mulher identificou-se como a criança desaparecida na Califórnia em 1991. A jovem que, na altura do rapto tinha 11 anos, apareceu em Riverdale, onde se apresentou numa esquadra da polícia como Jaycee Lee Dugard.

O padrasto de Jaycee, Carl Probyn, em declarações ao canal KTVU, diz que a mãe da desaparecida recebeu "uma chamada do FBI", anunciando a descoberta da filha e permitindo a primeira conversa entre as duas desde o desaparecimento.

O FBI localizou os dois responsáveis pelo rapto, um homem e uma mulher, que se encontram detidos, com uma caução de 1 milhão de dólares cada (cerca de 700 mil euros).

Segundo a CBS 13 Sacramento, televisão regional afiliada com a CBS, os dois detidos são casados e chamam-se Phillip Craig Garrido e Nancy Garrido. Segundo uma autoridade contactada pelo canal televisivo, Phillip Garrido é acusado de cinco crimes, incluindo rapto e violação, enquanto Nancy Garrido é acusada de dois crimes. Phillip Craig Garrido está registado no estado da Califórnia como agressor sexual, figurando no website Megan's Law, onde são listados os agressores sexuais conhecidos.

Ouvido pelas autoridades da Califórnia, Phillip Garrido, de 58 anos, admitiu ter raptado, em 1991, Jaycee Lee Dugard, de 11 anos de idade.

As autoridades estão também a investigar uma casa onde Jaycee poderá ter vivido.

Segundo declarações do padrasto de Jaycee, a mãe da vítima está muito convencida de que a jovem é a sua filha. "Ela estava no trabalho quando recebeu uma chamada do FBI a informá-la de que a Jaycee tinha sido encontrada", afirmou. Para Probyn, o reaparecimento de Jaycee é "um milagre".  O padrasto acrescenta que Jaycee parecia estar "bem" e se lembrava de pormenores do seu passado.

Ainda não são desconhecidos os detalhes do sequestro e a razão pela qual Jaycee esteve desaparecida tanto tempo.

Jaycee foi sequestrada a 10 de Junho de 1991, quando esperava pelo autocarro que a levaria à escola. Um carro que tinha duas pessoas no interior e que levou a criança, enquanto esta gritava e dava pontapés. Carl Probyn seguiu o carro de bicicleta, mas não conseguiu evitar o rapto.