Imigração

Juiz nos EUA ordena entrega de lista de pais separados das crianças na fronteira

Juiz nos EUA ordena entrega de lista de pais separados das crianças na fronteira

Um juiz federal ordenou sexta-feira à Administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a entrega até segunda-feira de uma lista de pais indocumentados sob custódia de agências de imigração e que estão separados dos filhos.

O juiz Dana Sabraw, de um tribunal federal em San Diego, no sul da Califórnia, disse que será "vigilante" em relação ao prazo de 26 de julho, data em que o Governo norte-americano deve reunir mais de duas mil crianças, com idades superior a cinco anos, com os pais indocumentados, separados na fronteira com o México.

O Departamento de Justiça indicou que já iniciou o processo de reunificação das 2500 crianças maiores de cinco anos e que tal continuará a ser realizado de forma contínua até o dia 26 de julho, ou seja, o período estabelecido pelo juiz Sabraw.

Dana Sabraw, após uma ação coletiva movida pela União Americana das Liberdades Civis (ACLU) contra a separação das famílias imigrantes, deu ao Governo no final de junho um período de 30 dias para que se procedesse à reunião de pais e filhos com mais de cinco anos.

ver mais vídeos