Animais

Leopardo dado como extinto avistado em Taiwan

Leopardo dado como extinto avistado em Taiwan

Dois guardas florestais de Taiwan reportaram o avistamento de uma espécie de leopardo que está dada como extinta há alguns anos.

Trata-se do leopardo nublado de Taiwan (nome científico Neofelis nebulosa brachyura) e está dado como extinto desde 2001. O último avistamento confirmado desta espécie ocorreu em 1983. Este felino mede até 60 a 110 centímetros de comprimento e pesa até 20 quilos (fêmeas) ou 65 quilos (machos). O nome "nublado" vem das suas manchas irregulares no pelo, que se assemelham às nuvens. A cauda, longa e grossa, é uma característica distintiva de outros felinos.

Um guarda florestal garante ter visto um exemplar do animal, na aldeia de Alangyi, a subir a uma árvore e depois a saltar por um penhasco para caçar uma cabra. Outro elemento da força de vigilância disse ter visto um felino desta espécie a correr à frente de uma moto e a pular por uma árvore, deixando de ser visto. Os relatos, no município de Daren, Estado de Taitung, foram noticiados pela agência taiwanesa de noticias CNA.

Kao Cheng-chi, líder da tribo Paiwan e presidente de uma associação de universidades da região da Austronésia (região que abrange as ilhas e arquipélagos do sudeste asiático e Oceânia), anunciou que os habitantes da aldeia de Alangyi vão reunir-se para investigar mais a fundo estes avistamentos, tendo sido proibida a caça na região por parte de caçadores estrangeiros. Os anciãos de Alangyi exigiram ainda à agência florestal do distrito de Taitung que interrompa o abate de árvores e outras atividades agressivas na zona.

A agência florestal do distrito de Taitung qualificou como "muito importantes" os recentes relatos do avistamento do animal e anunciou que está a trabalhar ativamente para os confirmar.

Entre 2001 e 2013, uma equipa de zoólogos de Taiwan e dos Estados Unidos instalou mais de 13 mil câmaras fotográficas para captar a fauna selvagem na região e não houve qualquer registo do leopardo nublado de Taiwan.

Recorde-se que, recentemente, foram redescobertas outras duas espécies que se pensava estarem extintas: uma tartaruga gigante nas ilhas Galápagos e a maior abelha do mundo, na Indonésia.