Mundo

Maioria dos croatas é favorável à adesão à União Europeia

Maioria dos croatas é favorável à adesão à União Europeia

A maioria dos croatas é favorável à entrada da Croácia na União Europeia (UE), com 67,11% dos eleitores a votar "sim" no referendo realizado este domingo, segundo resultados parciais divulgados pela comissão eleitoral.

Com cerca de 30% dos boletins de voto analisados, mais de 67% dos votantes que participaram no referendo deste domingo responderam "sim" à questão: "Apoia a adesão da República da Croácia à União Europeia?".

Cerca de 32% manifestaram-se contra a entrada do país na UE, enquanto o resto dos votos eram nulos. A adesão ao referendo rondou os 42%, demonstrando a apatia dos croatas em relação à "Europa a 27".

A Croácia assinou em Dezembro de 2011 o tratado de adesão e tornar-se-á o 28º membro da UE em Julho de 2013, depois de todos os estados membros ratificarem o acordo.

Na sexta-feira, o presidente croata, Ivo Josipovic, apelou à "coragem e sabedoria" da população para votar "sim", uma tendência que vinha perdendo algum fôlego devido às crescentes reticências relacionadas com a crise na zona euro.

ver mais vídeos