Rússia

Manifestantes pró-russos proclamam Donetsk como independente da Ucrânia

Manifestantes pró-russos proclamam Donetsk como independente da Ucrânia

Manifestantes pró-russos que ocuparam o principal edifício da administração local de Donetsk proclamaram, esta segunda-feira, aquela cidade ucraniana como "república popular" independente.

A decisão, anunciada por um porta-voz dos ocupantes do edifício, foi capturada num vídeo colocado na Internet em que um homem, falando russo, declara a cerca de cem pessoas concentradas num auditório do edifício a "criação do estado soberano da República Popular de Donetsk".

Uma página na Internet dedicada a notícias da região de Ostrov afirmou que os manifestantes pró-Rússia decidiram juntar-se à Federação Russa, um gesto semelhante ao que fez a península da Crimeia no mês passado.

De acordo com a agência russa Interfax, os autoproclamados novos dirigentes da república independente de Donetsk querem fazer um referendo sobre a soberania da cidade até 11 de maio.

Em resposta à agitação em Donetsk, o primeiro-ministro interino ucraniano, Arseni Iatseniuk enviou o seu vice-primeiro-ministro, VItali Iarema, para tentar restabelecer o controlo sobre a cidade, onde cerca de dois mil manifestantes pró-russos, alguns deles armados, cercam o edifício da administração local.

ver mais vídeos