Gruta

Mergulhador mostra imagens do salvamento dos rapazes tailandeses

Mergulhador mostra imagens do salvamento dos rapazes tailandeses

Um mergulhador finlandês publicou imagens da operação de resgate dos 13 jovens que estiveram presos numa gruta da Tailândia durante 18 dias.

Mikko Paasi publicou, no Facebook, imagens de vários pontos da gruta, que ilustram bem as dificuldades que a equipa de resgate teve de enfrentar para trazer os 13 jovens, 12 futebolistas menores de idade e o treinador de volta à civilização, após 18 dias presos na gruta de Tham Luang.

"Aqueles que dizem que não pode ser feito não devem interromper as pessoas que o estão a fazer", escreveu Mikko Paasi, no Facebook. Naquela rede social, o mergulhador finlandês foi fazendo um relato dos dias que passou na operação de salvamento, publicando fotos e vídeos ao lado dos Fuzileiros da Marinha da Tailândia, que foram outra das peças fulcrais nesta operação.

O resgate dos 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e do treinador de futebol, de 25 anos, que durante mais de duas semanas estiveram encurralados numa gruta na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, foi concluído na terça-feira.

As autoridades tailandesas anunciaram que todos estão a salvo e a notícia suscitou uma reação de júbilo à escala mundial, com vários líderes internacionais a celebrarem o feito.

A operação de resgate foi realizada em três fases. No domingo saíram quatro crianças, na segunda-feira mais quatro e hoje as últimas quatro crianças e o treinador.

O grupo de 12 jovens jogadores e treinador foi explorar a área depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho. As inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída da gruta e dificultaram a sua localização pelas equipas de resgate, que só aconteceu passados nove dias.

Imobusiness