Venezuela

Mil membros das forças policias venezuelanas desertaram para a Colômbia

Mil membros das forças policias venezuelanas desertaram para a Colômbia

O governo colombiano informou, no domingo, que cerca de mil membros das forças policiais venezuelanas desertaram para a Colômbia em busca de proteção e já entregaram as armas e os uniformes às autoridades do país.

Aos desertores, juntam-se cerca de 400 familiares para quem o Governo colombiano estabeleceu um processo de "receção e atendimento", com base nas disposições internacionais sobre direitos humanos, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.

Neste sentido, e depois de entrevistados pelas autoridades de imigração, os desertores e as famílias receberam atendimento de saúde, apoio legal, comida e alojamento provisório, detalhou o gabinete.

Neste momento, estão a ser processados pedidos de refúgio de "um número significativo de membros deste grupo", de acordo com a mesma nota, na qual o Governo também destacou o apoio logístico oferecido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

"O Governo colombiano não irá tolerar qualquer perturbação da ordem pública ou ameaças à segurança por parte de qualquer cidadão, de qualquer condição ou nacionalidade, e estará atento à tomada de decisões em caso de qualquer ameaça dessa natureza", advertiu.