Itália

Milhares de italianos celebraram nas ruas a demissão de Berlusconi

Milhares de italianos celebraram nas ruas a demissão de Berlusconi

Milhares de italianos juntaram-se na noite de sábado em frente do Parlamento, da sede do Governo e da presidência para festejar o anúncio da demissão do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi.

Gritos de "liberdade, liberdade" e "Viva Itália" ouviram-se na praça do Quirinal, sede da presidência da República, cerca das 21.45 horas locais (menos uma hora em Portugal continental), quando foi anunciada a saída do poder de Berlusconi, celebrada também com a abertura de garrafas de champanhe.

Nos minutos que se seguiram, as ruas do centro da capital italiana foram invadidas por milhares de pessoas e automóveis.

Uma multidão que ali estava há algumas horas entoou o hino de Itália e gritaram palavras de agradecimento ao presidente, Giorgio Napolitano, pelo seu papel na transição política.

"É como se Itália tivesse ganho um Mundial" de futebol, comentou à agência EFE Antonello, um dos manifestantes concentrados em frente do palácio Grazioli, residência oficial do primeiro-ministro, onde peões e condutores festejavam agitando bandeiras de Itália e tocado insistentemente buzinas.

Entre os manifestantes encontrava-se o líder do Povo Violeta, um movimento de oposição a Berlusconi lançado nas redes sociais, Gianfranco Mascia: "Finalmente! É como se fosse o nosso bunga-bunga", disse à agência France Presse, evocando ironicamente as festas de Berlusconi com jovens mulheres.

As manifestações de alegria misturaram-se nalguns momentos com insultos ao ex-primeiro-ministro, com manifestantes a gritarem "ladrão" e "palhaço".

Segundo a EFE, entre as centenas de pessoas nas ruas via-se um comboio de manifestantes que dançava a conga para celebrar a notícia.

Em Milão centenas de pessoas juntaram-se na praça do Duomo, em frente da catedral e aplaudiram a notícia enquanto abriam garrafas de champanhe e entoavam o hino italiano. Tal como em Roma, eram visíveis muitas bandeiras de Itália.

ver mais vídeos