O Jogo ao Vivo

França

"Mistério" da morte de dois amigos ao jantar foi desvendado

"Mistério" da morte de dois amigos ao jantar foi desvendado

Desde 3 de agosto que a população de Authon-du-Perche, em França, questionava a morte misteriosa de dois amigos ao jantar, cujos corpos foram encontrados no jardim da casa de uma das vítimas. As autópsias ajudaram a explicar o que aconteceu.

Lucien, de 69 anos, e Olivier, de 38 anos, eram amigos. No passado dia 3 de agosto, os corpos dos dois homens foram avistados por uma vizinha, no jardim da casa do mais velho. Um estava sentado numa cadeira, o outro deitado no chão. "Beberam demais" ao jantar no dia anterior, começou por pensar a mulher.

Mais tarde, a vizinha apercebeu-se que os homens estavam exatamente nas mesmas posições. Estranhou. Chamou por eles, mas não teve resposta. Aproximou-se e percebeu que não estavam a respirar. Então chamou as autoridades, que começaram a investigar a causa das duas mortes.

Os corpos da vítimas não tinham quaisquer sinais de ferimentos ou agressões. As análises feitas aos alimentos que ingeriram também não revelaram nada de suspeito. Afastada a hipótese de intoxicação alimentar, só as autópsias permitiram esclarecer o "mistério". Dizem os especialistas forenses que as mortes foram ambas acidentais.

Lucien, de 69 anos, morreu asfixiado quando tentou engolir um pedaço de bife de 44 gramas. Não tinha muitos dentes e já tinha bebido grande quantidade de álcool. A taxa de alcoolemia era de 2,45 gramas por litro de sangue.

O amigo sucumbiu a um ataque cardíaco. Olivier, de 38 anos, sofria de uma doença do coração - a hipertrofia cardíaca, que se caracteriza por um coração de tamanho maior - o coração pesava 500 gramas em vez das 300 a 350 gramas de um coração saudável. Ao ver o amigo a morrer à sua frente engasgado, não resistiu.

Na habitação foram encontradas várias garrafas de vinho e latas de cerveja e o procurador de Chartes, Rémi Coutin, solicitou novos exames toxicológicos para afastar todas as hipóteses e poder concluir o inquérito.