1995-2005

Morreu antigo presidente grego Constantine Stephanopoulos

Morreu antigo presidente grego Constantine Stephanopoulos

Constantine Stephanopoulos, que cumpriu dois mandatos como presidente da Grécia (1995-2005), morreu no domingo, aos 90 anos, informaram fontes hospitalares.

Segundo um comunicado emitido pelo Hospital Henry Dunant, Costis, como era conhecido, deu entrada na unidade na quinta-feira e morreu na noite de domingo após "complicações" resultantes de uma pneumonia.

Stephanopoulos nasceu na cidade de Patras a 15 de agosto de 1926.

Na juventude esteve envolvido no desporto, nomeadamente na natação e polo aquático, antes de iniciar a carreira como advogado.

Foi eleito para o parlamento pela primeira vez em 1961 e tornou-se vice-ministro do Comércio do governo que se seguiu à queda da junta militar, em julho de 1974. Desempenhou depois diversos cargos nos governos da Nova Democracia (partido conservador).

Na sequência da derrota da Nova Democracia nas eleições de 1981, candidatou-se à liderança do partido, algo que voltou a tentar em 1984, mas perdeu para Constantine Mitsotakis, o pai do atual líder conservador grego.

No ano seguinte, separou-se do Nova Democracia e formou o partido Renovação Democrática (DIANA), sob cuja bandeira foi eleito para o parlamento em 1985 e 1989.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, definiu-o como "um homem moral com uma visão grandiosa" e o Presidente conservador, Prokopis Pavlopoulos, considerou-o "um modelo de serviço abnegado, digno e consistente pelo bem público".

ver mais vídeos