Mundo

Morreu ex-dirigente alemão que anunciou inadvertidamente queda do muro de Berlim

Morreu ex-dirigente alemão que anunciou inadvertidamente queda do muro de Berlim

O responsável da Alemanha de Leste que anunciou inadvertidamente a queda do muro de Berlim a 9 de novembro de 1989, Günter Schabowski, morreu este domingo, aos 86 anos.

O antigo porta-voz do comité central do Partido Socialista Unificado da Alemanha (SED), o partido comunista único durante a maior parte da autodenominada República Democrática Alemã (RDA), morreu na capital da Alemanha reunificada, anunciou a viúva à agência DPA.

A sua morte acontece poucos dias antes do aniversário da abertura da fronteira entre as duas partes de Berlim.

A 9 de novembro de 1989, o secretário-geral do SED Egon Krenz informa os principais dirigentes do regime de que tinha sido adotada uma nova legislação para as viagens dos alemães de Leste, depois de meses de protestos em massa e de um êxodo crescente para Oeste através da Hungria.

Às 18 horas, Günter Schabowski apresenta à comunicação social internacional as mais recentes decisões do regime, mas sem mencionar na altura a abertura das fronteiras.

Em resposta a uma pergunta, Schabowski lê em voz alta um documento anunciando que vão ser entregues vistos para viajar ou emigrar para o estrangeiro "sem condições" prévias.

"A partir de quando", pergunta um jornalista, Günter Schabowski hesita e depois improvisa: "Do que eu sei agora, imediatamente". Como consequência, vários correspondentes estrangeiros começam a noticiar que os "alemães de Leste podem ir para o estrangeiro a partir de agora".

A multidão começa a reunir-se frente ao posto de fronteira de Bornholmer, que ligava Berlim Oriental a Berlim Ocidental, mas os guardas fronteiriços, desorientados, não os deixam passar.

Às 22.42 horas, a televisão pública ocidental anuncia: "Hoje, 9 de novembro, é um dia histórico. As portas do muro estão abertas".

De seguida, a multidão precipita-se para Berlim Ocidental e alemães dos dois lados do muro abraçam-se, eufóricos.

ver mais vídeos